domingo, 16 de agosto de 2009

O busólogo e o camelô...


Vida de busólogo é uma aventura... Nas minhas pernadas por aí, muitos devem se perguntar: "Por que aquele cara tá tirando foto desse ônibus?" Eu poucas vezes tive de responder essa pergunta... No começo me enrolava mais... Hoje, já tiro de letra. Um simples "É pra coleção" já resolve o problema, embora o ponto de interrogação permaneça na cabeça das pessoas: "Coleção de quê?" Mas, mesmo expressando que continuavam sem entender, ninguém nunca me fez uma segunda pergunta...

Um local legal pra se fotografar fica em frente ao Terminal Metropolitano da EMTU, no Jabaquara. Eu fico ali, no canteiro central, esperando os ônibus que vêm do centro pararem no ponto, que fica na calçada oposta. Parando lá, e se não tiver nenhum carro passando do lado: click. Embora o foco fique um pouco longe, dá pra pegar o ônibus completo. Essa mesma calçada, no entanto, é repleta de camelôs. Eles comercializam de tudo - menos aquilo que você quer comprar quando recorre a eles...

Logo no meu começo de carreira como "Photobus", em 2006, descobri esse lugar pra fotografar. No entanto, mal sabia eu, que minhas clicadas chamaram a atenção não só dos usuários de ônibus como dos próprios camelôs.

Em um daqueles sábados, um dos camelôs me viu fotografando. Desconfiado, atravessou a avenida e me perguntou: "Por que você está tirando fotos das minhas barracas?" Eu, um busólogo prevenido, seguindo recomendações de pessoas mais experientes, levei dois álbums com fotos minhas. Logo que o dono das barracas fez a pergunta, saquei os dois álbuns de dentro da mochila. Eles foram cruciais para convencê-lo de que eu não era fiscal da prefeitura.

Uma vez convencido, ele voltou à sua barraca.

Quanto a mim, fiquei mais dois minutos e me mandei.

2 comentários:

  1. Zé!
    Adorei! Não sabia que você escrevia tão bem. Eu também descobri o mundo dos blogs há pouco tempo e, para mim, isso me leva a outra dimnsão - faz bem pra alma escrever, colocar pra fora o que está entalado, seja isso um sapo ou uma alegria imensa, que não cabe dentro do peito.
    Já sou seguidora.
    Espero que você faça a feira lá no meu também e me escreva. :-)
    Bjs!
    Mary

    ResponderExcluir
  2. Oba! Mais um ponto de encontro da turma!
    Também gostei de ler o blog, e suas aventuras de busólogo são histórias ótimas! Continue escrevendo sempre, e eu também já estou seguindo!
    Grande abraço!
    Virgílio

    ResponderExcluir