Há alguns dias o amigo Virgílio, em seu blog "Cidade Artefato" ( http://www.cidadeartefato.blogspot.com/ ), escreveu no post "Idéias para São Paulo (1)", de 13/08/2009, a seguinte sugestão:
"Ciclovias reversíveis: Diante da dificuldade de implantar em São Paulo um sistema de ciclovias digno do nome, a proposta aqui é identificar ruas com potencial para locomoção ciclística (relativamente planas, por exemplo) e converter uma faixa ao fluxo de bicicleta em horários de baixo movimento, especialmente fins de semana."
A prefeitura também teve essa idéia e a pôs em prática, em parte, hoje. Ela foi batizada de Ciclofaixa. Aos domingos, das 7h00 às 12h00, haverá um trajeto exclusivo ligando o Parque das Bicicletas, no Ibirapuera, ao Parque do Povo, em Pinheiros. O trajeto será feito pelo isolamento da faixa da esquerda das avenidas República do Líbano, Hélio Pelegrino e Brigadeiro Faria Lima.
O projeto, que conta também com a colaboração da Calói e do banco Bradesco, pretende extender o trajeto até o Parque Alfredo Volpi, USP e Parque Villa Lobos. Em seu discurso de inauguração, o prefeito disse que ainda há estudos da extensão do trajeto até o Parque Guarapiranga.
Milhares de ciclistas estiveram presentes para a inauguração da nova atração. Aliás, não só ciclistas, mas também patinadores usaram o corredor.
A idéia é interessante, mas devemos cobrar a prefeitura para a construção de mais ciclovias. Infelizmente não são muitos os locais onde se pode fazer isso, dentro do centro expandido. Mas construindo-as em áreas radiais, integrando a bicicleta com meios de transporte de massa, seria mais uma opção para evitar a entrada de carros dentro da área central.
Que bacana, Zé! Eu imaginava mesmo que a ideia não era de todo absurda, que bom que foi concretizada tão rápido!
ResponderExcluirDe resto, assino embaixo do seu texto. Precisamos de alternativas ao transporte por automóvel na cidade, e todas as iniciativas nesse sentido seriam bem-vindas.
Grande abraço!