domingo, 6 de setembro de 2015

Um dia da Vila Mariana: Sozinhos em Meio a Milhões...

Terminal do Metrô Vila Mariana
Todos os dias pego ônibus para o serviço no terminal do Metrô Vila Mariana... Meu destino é  bairro do Ipiranga e, para minha sorte, tem várias com destino àquele local. E todas elas descem a Av. Lins de Vasconcelos, que é o destino da maioria da galera que pega o ônibus ali... Aliás, é impressionante o tanto de gente que desce para a Lins... De três em três minutos um ônibus parte cheio dali. 

Dia desses, eu aguardava um ônibus. Houve um intervalo longo entre as linhas que por ali passam. E o ponto foi enchendo... enchendo....  e enchendo... Logo, o ônibus chegou e, como sempre ocorre, um "bolo" de gente se amontoou na porta dianteira querendo entrar - e quase empurrando quem desce para dentro. O veículo acabou ficando por quase cinco minutos parado, tantos eram os passageiros que subiam. Eu, que poderia pegar aquele ônibus, preferi aguardar o próximo, que estava chegando, conforme mostrava o aplicativo no celular de consulta de linhas.

Quando o tal ônibus estava partindo, uma garota saiu correndo atrás dele. O curioso é que ela estava no ponto há muito tempo e teve tempo de sobra para embarcar. Ela foi correndo ao lado do ônibus, sem perceber que outro da mesma linha já vinha chegando. Muita gente ficou assustada, pensando no perigo daquela atitude. Se a menina tropeça, poderia ser atropelada pelo eixo traseiro do ônibus. Algumas senhoras de mais idade gritaram para que ela não fizesse isso.

O veículo seguiu viagem e a moça, aparentemente desorientada, voltou, ficou no ponto e não pegou o outro ônibus da mesma linha que vinha atrás... Eu, ao contrário embarquei... Mas fiquei pensando no que poderia tê-la levado a ter aquela atitude... Perguntas que ficaram sem resposta...

Em cidades pequenas, um acontecimento semelhante a esse ecoaria e seria motivo de comentários por muitas pessoas... E provavelmente alguém iria até à moça e dar-lhe-ia uma mão solidária... Já em cidades maiores, como São Paulo, em meio a sisudez e a indiferença, histórias como essa devem ocorrer aos montes por aí... Mas todos os personagens pelos vários problemas que existem em uma cidade deste tamanho. No final, todos ficam sozinhos em meio a milhões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário